Campo: avicultura se destaca em Domingos Martins

• Terça, 18 Agosto 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura
O patriarca Wilson, Marcos e Alexandre Plaster: a produção de ovos de mesa já virou tradição na família. No município, a avicultura é uma atividade que fortalece a economia O patriarca Wilson, Marcos e Alexandre Plaster: a produção de ovos de mesa já virou tradição na família. No município, a avicultura é uma atividade que fortalece a economia

Lorena Müller

Muito já se sabe que uma das principais atividades econômicas de Domingos Martins é a agricultura. O município é referência na produção de café, banana, hortaliças, entre outros. É o maior produtor de tangerina ponkan do Estado e também o segundo município a comercializar mais alimentos na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). Diariamente, são aproximadamente 100 toneladas de produtos enviados.

E um dos segmentos do setor agrícola que tem se destacado neste cenário é o da avicultura. O município é o segundo maior do Estado na criação de frango de corte e o terceiro na produção de ovos de mesa. Segundo dados do Núcleo Municipal de Atendimento ao Contribuinte (Nac), em 2014 a movimentação financeira da atividade foi de R$ 88,5 milhões (para frangos de corte) e R$ 4,4 milhões (para ovos de mesa).

IMG 5103 IMG 5114

Há 20 anos atuando em Ponto Alto, o avicultor Délio Kiefer é destaque na produção de aves de corte, desde a criação até o abate. Todo o processo é acompanhado por veterinário e técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, órgão responsável pela inspeção da atividade no município. “Hoje abatemos cerca de 8 mil animais por semana, mas temos planos para ampliar, e este apoio da municipalidade é fundamental”.

IMG 5110 IMG 5119

Délio e sua produção / Propriedade da família Plaster

A avicultura também está fazendo história na região de Melgaço. Há três gerações, a família Plaster (foto do destaque) é referência na produção de ovos de mesa. Com investimentos em tecnologia e logística, o avicultor Marcos Plaster garante maior produtividade e rentabilidade. Atualmente são 95 mil animais para atender a demanda diária de 170 caixas de ovos, que tem como destino certo o Estado do Rio de Janeiro.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quarta, 26 Agosto 2015 14:20