Domingos Martins adere ao SUSAF-ES, produtos poderão ser comercializados em todo o Estado

• Quinta, 03 Setembro 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura

Lorena Müller

Domingos Martins dá um passo importante para o desenvolvimento do setor de agroindústrias de produtos de origem animal neste mês de setembro. Isto porque o município obteve  a aprovação e reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte, o SUSAF-ES.

A adesão será oficializada em solenidade amanhã (4), às 15h30, no auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho.

O SUSAF-ES permite que a comercialização de produtos como queijo, mel, embutidos, ovos, carne, leite e peixe, entre outros, inicialmente restrita ao município, seja ampliada para todo o Espírito Santo. “A adesão é uma importante conquista para nossos produtores, pois abre mercados, estendendo nossas fronteiras para outros municípios, à semelhança do que ocorre hoje para quem possui o selo estadual (SIE) ou o selo federal (SIF)”, avalia o chefe do SIM, Adnilses Machado Filho.

O município é o segundo no Espírito Santo a aderir o SUSAF-ES, com base em uma série de adequações, visitas in loco e auditorias. Por isso, além de atender às condicionantes do SIM, os produtores devem agora atender a uma série de requisitos específicos exigidos pela legislação do sistema para comercializar seus produtos fora do município.

“Passamos por diversas etapas para chegar à equivalência do SIM ao sistema estadual. Agora vamos continuar este trabalho junto aos produtores, ofertando assistência técnica e orientações para que possamos ampliar cada vez mais o número de agroindústrias aptas ao SUSAF-ES”, complementa Adnilses.

Todo o processo é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Serviço
Solenidade de Reconhecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para adesão ao SUSAF-ES
Data:
4 de setembro (Sexta-Feira)
Local: Auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, Campinho

(1 Voto)