Ponto Alto ganha Feira da Agricultura Familiar aos sábados

• Terça, 15 Dezembro 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura

Lorena Müller

Levar produtos fresquinhos direto do campo para a mesa do consumidor é a proposta da nova Feira da Agricultura Familiar de Ponto Alto, inaugurada no último sábado (12) na principal rua da localidade.

No primeiro dia de funcionamento, a feira movimentou a comunidade com a comercialização de pães, bolos, biscoitos (todos preparados de forma artesanal), legumes, verduras e frutas. Outras opções foram pudim caseiro, pizza e lasanha. Já para as próximas edições, outros produtos serão vendidos como pó de café e produtos de origem animal, como queijos.

feira ponto alto 1 Custom feira ponto alto 2 Custom

Inicialmente, a feira contará com a participação de dez famílias pertencentes ao programa de Agricultura Familiar, todos os sábados, de 6h30 ao meio dia. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano e a Secretaria de Estado da Agricultura.

feira ponto alto 3 Custom feira ponto alto 4 Custom

“A comunidade abraçou a ideia e o resultado foi muito positivo, tivemos também turistas consumindo. Alguns comerciantes venderam todos os itens que trouxeram. Todos estão muito entusiasmados e com boas expectativas para o crescimento da feira”, conta o técnico agrícola municipal Ater Hand.

Feiras na Sede e em Aracê

As comunidades de Campinho e Pedra Azul também têm suas Feiras da Agricultura Familiar. Assim como em Ponto Alto, a proposta é levar para o consumidor produtos caseiros e frescos produzidos por famílias do município.

Na sede do município, a feira acontece aos sábados, de 7h ao meio dia. São 11 barracas com comercialização de frutas, verduras, legumes, ovos, frango caipira e outros produtos. Além dos alimentos in natura, também são vendidos produtos beneficiados como farinha, pó de café, mel, entre outros da agroindústria. Já em Aracê, os produtos da agricultura familiar são comercializados todas as sextas-feiras, a partir das 16 horas, na avenida principal da vila de Pedra Azul.

• Última modificação em Terça, 22 Dezembro 2015 11:55

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000