Campo: Encontro capacita produtores de café em Ponto Alto

• Sexta, 13 Maio 2016 00:00
  • Publicado em Agricultura

Monique Ferbek

O cenário no mercado de café para este ano é bem desafiador. Por conta da seca, estima-se a perda de R$ 4 milhões de sacas de café conilon na produção. Já para a safra de café arábica prevê-se um aumento de safra, já que na região de montanhas, as chuvas ocorreram de maneira mais intensa e os prejuízos em relação à colheita se apresentam de forma menos severa. De todos os modos, para ter competitividade de mercado uma das alternativas é diferenciar o produto, agregando qualidade e, consequentemente, valor.

Para auxiliar os produtores de Domingos Martins, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou na última quinta (12), um encontro com cafeicultores para capacitá-los com orientações em relação à produtividade, sustentabilidade, qualidade, opções de crédito, informações e cuidados na colheita e pós-colheita (formas para colher e secagem, causas e modos de evitar os defeitos, beneficiamento, armazenamento, classificação, entre outros assuntos).

Café com Sustentabilidade 2 Café com Sustentabilidade 26 Café com Sustentabilidade 24

“Além do cenário, os processos mudam, as tecnologias, por isso, a atualização é fundamental para estarmos sempre preparados para podermos seguir no mercado, adaptando a oferta de ferramentas a nossa região. O objetivo deste encontro é fornecer mecanismos para que o produtor possa melhorar, diferenciar e agregar valor ao seu café”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Darci Schaefer.

“Constata-se que a maioria dos cafeicultores não conhece a qualidade do produto que geram, desconhecendo as práticas que usualmente utilizam no processo produtivo e que acabam gerando defeitos que influenciam no tipo e na qualidade final de café. São práticas antigas que vêm impedindo que a cafeicultura capixaba ingresse no seleto rol dos produtores com qualidade superior. Buscamos incentivar a renovação da lavoura, nas tecnologias agronômicas para aumento de produtividade, preocupações com colheita e pós-colheita, momento em que a maioria dos defeitos é gerada”, explicou o engenheiro agrônomo Marcos Moulin Teixeira que deu orientações práticas sobre os processos adequados no manuseio do fruto.

Café com Sustentabilidade 16 Café com Sustentabilidade 18 Café com Sustentabilidade 22

Darci Schaefer/ Marcos Moulin Teixeira / Jorge Luiz Nicchio

Jorge Luiz Nicchio, presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, falou sobre o papel fundamental do cafeicultor e a atual situação do mercado do café no mundo. “O exportador não seria nada sem o produtor de café, sem seu empenho pela qualidade do produto. Somos referência mundial em café, cerca de 40% do movimento de café do mundo é do Brasil. A produção estimada para este ano é de mais de 50 milhões de sacas. Em 2014 e 2015 tivemos problemas climáticos que influenciaram nas safras, neste ano estamos com boa produção de arábica, mas de conilon cairemos 50% em volume, também pelos fatores climáticos”, frisou.

Ainda segundo Nicchio, temos fortes concorrentes internacionais que têm se fortalecido: Vietnã, Colômbia, Indonésia têm aumentado sua participação no mercado. “A produção mundial cresceu 28% em 10 anos e somos o segundo maior consumidor de café do mundo. O ES representa 25% da produção nacional. Destacamos que a tendência de mercado é a procura por cafés especiais, de melhor qualidade. Por isso, é importante não só produzir o café, mas privilegiar a qualidade”, pontuou.

Para falar sobre os cafés especiais e como os produtores rurais podem se tornar competitivos investindo neste ramo, o técnico da Prove Café, Rondinelle Sartório, deu suas orientações. O encontro teve a parceria do Incaper, do Sindicato Rural de Domingos Martins, CETCAF, SICOOB, Centro do Comércio de Café de Vitória, Senar, Coopram e Faes.

Concurso de café em Domingos Martins

Durante o encontro, foi lançada proposta para a realização do primeiro concurso de café no município, no final do ano, para premiar os cafés de Domingos Martins que forem considerados os de melhor qualidade. A previsão é que o concurso aconteça em novembro, com premiações em dinheiro fornecidas com apoio de parceiros e patrocinadores. Em breve, mais informações no site www.domingosmartins.es.gov.br

Propriedade Jair Littig 6 Propriedade Jair Littig 49

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO