29 novos agentes comunitários de saúde iniciam atividades em Domingos Martins
Aprovados em processo seletivo simplificado, profissionais foram recepcionados com um dia de treinamento e capacitação.
Publicado em 09/05/2024 11:18
Na última quinta-feira (2), 29 novos agentes comunitários de saúde deram início às suas atividades como servidores municipais em Domingos Martins. Selecionados através de um processo seletivo simplificado, esses profissionais assumem o compromisso de ampliar a cobertura da atenção básica à saúde no município, preenchendo lacunas em áreas que ainda não contavam com a presença desses importantes profissionais.
Com a adição desses novos agentes, o município, que anteriormente contava com 31 agentes, agora tem um total de 60 pessoas dedicadas a garantir que os serviços de saúde cheguem à população com ainda mais qualidade e eficiência. O primeiro dia de trabalho foi marcado por uma jornada de aprendizado intensa. Reunidos no auditório da EEFM Mariano Ferreira de Nazareth, os novos agentes foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Saúde e participaram de uma série de atividades de capacitação.
Sob a orientação da Secretária de Saúde Zuleide Maria Cardozo, eles receberam instruções sobre a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, foram treinados na utilização da plataforma digital utilizada pelos agentes, com o Gerente de Tecnologia da Informação Marcelo Koehler. Também receberam informações práticas sobre as atividades que irão desempenhar em serviço com a Gerente de Atenção Primária à Saúde, Laura Pansini. Além disso, tiveram a oportunidade de compreender os diferentes tipos de vigilância realizados no município em uma sessão conduzida pela enfermeira Karina Degen e pelo médico veterinário Roberto Bello Dias. Por fim, receberam treinamento em noções de primeiros socorros, ministrado pelo sargento do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar Daniel Waiandt.
No segundo dia de atuação, os novos agentes se encontraram com os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde de suas respectivas áreas de cobertura, para entenderem a dinâmica de trabalho regional. Num primeiro momento, concentrarão esforços na atualização cadastral dos moradores de cada localidade e na análise de vulnerabilidade dos pacientes, a fim de definir as prioridades de acompanhamento. Além disso, serão o elo entre a comunidade e as equipes das unidades de saúde, contribuindo para o estabelecimento de estratégias multidisciplinares em saúde, com base nos diagnósticos realizados junto à população.
Com o comprometimento desses novos agentes e o apoio da comunidade, o sistema de saúde municipal será efetivamente fortalecido, para que sejam oferecidos serviços de qualidade, promovendo o bem-estar de todos os cidadãos.
por Assessoria de Comunicação