Comissão de Controle, Avaliação e Auditoria
Comissão de Controle, Avaliação e Auditoria
Publicado em 18/08/2014 00:00
Instituída no ano de 2005, o Município de Domingos Martins estabeleceu a Comissão de Controle, Avaliação e Auditoria, componente do SNA, subordinado a Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU), através do Decreto Normativo Nº 669/2005, neste Decreto a comissão será composta por uma equipe multiprofissional, designada por ato do Prefeito Municipal, para desenvolver os serviços pertinentes a esse órgão no âmbito da SECSAU.
Controle, o monitoramento de normas e eventos, processos e produtos, com a finalidade de verificar a conformidade dos padrões estabelecidos e de detectar situações que requeiram uma ação avaliativa mais detalhada. Avaliação, por sua vez, consiste na análise de estrutura, processos e resultados das ações, serviços e sistemas de saúde, com o intuito de verificar sua adequação aos critérios e parâmetros de eficácia, eficiência e efetividade estabelecidos para o sistema de saúde. E, por fim, Auditoria constitui o exame sistemático e independente dos fatos obtidos através da observação, medição, ensaio ou outras técnicas apropriadas de uma atividade, elemento ou sistema, para verificar a adequação aos requisitos preconizados pelas leis e normas vigentes e determinar se as ações de saúde e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas.
por Assessoria de Comunicação