Grupo Blumen der Erde representa Domingos Martins e o Espírito Santo no Rio Grande do Sul
O município de Domingos Martins será representado no Rio Grande do Sul por um dos mais tradicionais grupos de dança folclórica da região. No próximo dia 27 de abril, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumen der Erde Volkstanzgruppe se apresentará no Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis
Publicado em 07/04/2025 17:01 - Atualizado em 11/04/2025 11:15
A apresentação integra a programação cultural apoiada pela Política Nacional Aldir Blanc II, por meio do Edital nº 006/2024, lançado pela Prefeitura de Domingos Martins. Além dos recursos públicos, o grupo também contou com contrapartidas dos próprios integrantes, arrecadações de eventos e apoio da Associação Cultural Recreativa e Social Flores da Terra, mantenedora do grupo.
Um grupo voluntário, apaixonado pela cultura
Com 21 anos de trajetória completados em 2024, o Blumen der Erde é formado por 32 integrantes voluntários, todos moradores da localidade de Soído, em Domingos Martins. Para esta apresentação no sul do país, o grupo será representado por 23 membros, levando a tradição germânica da região para um dos principais palcos da cultura alemã no Brasil.
O nome "Blumen der Erde" significa "Flores da Terra", inspirado em um poema do escritor alemão Friedrich Hölderlin, que enaltece o povo alemão como flores que embelezam o mundo. O grupo estreou em 04 de outubro de 2003 e, desde então, vem se apresentando em diversas cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), entre outras.
Traje tradicional e cheio de simbolismo
Durante as apresentações, os integrantes utilizam o Trachtenfest, traje festivo tradicional da região Sul do antigo Ducado de Braunschweig, usado por volta de 1800. O traje masculino se destaca pelo chapéu de três pontas, símbolo da influência do império napoleônico.
As cores verde e vermelho predominam nos trajes, acompanhadas por bordados de flores em cores vivas, que remetem à natureza e ao próprio nome do grupo. A escolha dos trajes e coreografias valoriza a autenticidade cultural e mantém viva a herança deixada pelos primeiros colonizadores da região.
Resgate da história e valorização do turismo
Domingos Martins possui uma rica história de colonização, especialmente por italianos e alemães, com destaque para imigrantes oriundos da região do Hunsrück e da antiga Pomerânia, que chegaram à região em 1847, fundando em Santa Isabel a primeira colônia alemã do Espírito Santo.
A participação do Blumen der Erde em eventos nacionais reforça a identidade cultural martinense e promove o município em outras regiões do país, fortalecendo o turismo, o intercâmbio cultural e incentivando a valorização das tradições locais.
A Prefeitura de Domingos Martins parabeniza o grupo pela dedicação, amor à cultura e pela importante missão de levar o nome do município e do Espírito Santo a todo o Brasil!
por Assessoria de Comunicação