Novos medicamentos serão oferecidos pelo SUS a partir de 2026
A nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) levou em consideração especificações técnicas e o perfil epidemiológico de pacientes.
Publicado em 02/12/2025 10:39 - Atualizado em 02/12/2025 14:53
A Comissão de Farmácia, Terapêutica e Apoio Diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde, composta por uma equipe técnica multiprofissional de farmacêuticos, enfermeiros e médicos atuantes no SUS e em diversas localidades do Município, reavaliou Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) vigente e incorporou novos medicamentos para o ano de 2026.
Os novos itens foram avaliados quanto à eficácia, segurança, custo e características epidemiológicas da população, ou seja, foi considerado o perfil dos pacientes quanto à manifestação de sintomas e doenças. A maior parte dos medicamentos incorporados são relacionados a tratamentos em saúde mental, entretanto, outros como relaxante muscular e medicamento para controle do colesterol também farão parte da nova relação.
A Assistência Farmacêutica esclarece que a incorporação desses medicamentos é um grande avanço para o sistema de saúde do de Domingos Martins pois amplia as opções de tratamento com itens mais seguros e eficazes, além de possibilitar o uso de medicamentos mais modernos e com menos efeitos colaterais.
Apesar desse avanço, é fundamental alertar para os perigos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos que, apesar de serem fundamentais no tratamento do indivíduo, só devem ser utilizados quando houver necessidade. Seu uso indevido causa danos à saúde como intoxicação, reações alérgicas e dependência. A automedicação também pode mascarar sintomas de doenças mais graves, retardando o diagnóstico e o tratamento adequado, além de causar interações medicamentosas e resistência de microrganismos, como é o caso dos antibióticos.
por Assessoria de Comunicação